Interculturalidade

O LaPEADE compreende que existe uma diversidade de culturas em um mesmo espaço que tanto pode ser escolar, não escolar, acadêmico, que ultrapassa as barreiras físicas, econômicas e territoriais, no qual é possível identificar, segundo Santos, Oliveira e Oliveira (2018), "as tensões e semelhanças, numa relação de respeito e valorização dos processos históricos e culturais existentes" (p. 9).

Aproximamos-nos também dos estudos descoloniais no sentido de pensarmos as diferenças, os padrões classificatórios e normatizantes de práticas pedagógicas (OIIIIPe, 2020), concepções teóricas e metodológicas, assim como as relações entre ensinantes e aprendentes e o conhecimento e a diversidade da própria vida humana, que dialogam (ou não) com a individualidade e os coletivos em que estão imersos.

Com base em Santos (2013), compreendemos que educação intercultural são ações intencionais voltadas para a construção de políticas, culturas e práticas, complexa e dialeticamente engajadas em desenvolver a alteridade, justiça social e posicionamentos éticos que são assumidos no cotidiano e mediados pela dialogicidade e a participação de todos para a valorização das diferenças e a eliminação de barreiras que negam as fronteiras identitárias, trazendo à tona as vozes dos povos que vivenciam processos de submissão e subalternização.