Inclusão

O LaPEADE entende inclusão como processo sem fim contra as exclusões sofridas por todo e qualquer ser humano, independentemente do grupo de que faça parte. Em se tratando da arena educacional, compreendemos que Inclusão em Educação é uma luta contínua pela eliminação de barreiras à aprendizagem e pela garantia da participação de todos os sujeitos.

Dessa forma, defendemos que todos sejamos atentos aos processos de exclusão das mulheres, das pessoas com deficiência, dos indígenas, dos negros, das classes sociais, da diversidade sexual e de gênero, de jovens e adultos, de idosos, de religiosidade e de quaisquer outras pessoas cuja existência e condições de vida sejam utilizadas pela sociedade como justificativas para discriminá-las, ofendê-las, negativá-las, humilhá-las, eliminá-las ou atentar contra suas vidas, colocando-as em situação ou em risco de exclusão.

A partir da perspectiva omnilética, compreendemos, assim, inclusão em educação como um processo permeado por cinco dimensões que se interrelacionam e se complementam. Ou seja: um processo complexo (que é lógico, ético, auto-organizador e exponencial em possibilidades), dialético (totalizante, dinâmico, tensional e desvelador), cultural (com diferentes valores, crenças, opiniões em jogo), político (com variadas intenções e decisões que objetivam orientar ações) e prático (que diz respeito às múltiplas de nossas ações cotidianas propriamente ditas).