Você chegou ao LaPEADE!!!! Um laboratórie feito para você!
O curso possui 360 horas de formação, assim distribuídas:
UNIDADE I – 30h – MARCOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS DA INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO
UNIDADE 2 – 90h – INCLUINDO TODO(AS) O(AS) ALUNO(AS): CONSTRUINDO O PROJETO VIVENCIAL
UNIDADE 3 – 150h – APOSTANDO NA DIVERSIDADE: IMPLEMENTANDO O PROJETO VIVENCIAL
UNIDADE 4 – 60h – INTERFACES: AVALIANDO O PROJETO VIVENCIAL
UNIDADE 5 – 30h – MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA
O processo de avaliação do curso se configura da seguinte forma: avaliação presencial e elaboração de artigo científico. Serão aprovados no curso os alunos que obtiverem conceito igual ou superior a C em todas as disciplinas e aprovação do artigo científico pela banca examinadora.
I – A (Excelente);
II – B (Bom);
III – C (Regular);
IV – D (Insuficiente).
A primeira turma do curso foi finalizada em dezembro de 2019.
Lamentavelmente, devido à Pandemia da COVID-19, ainda não há previsão para a próxima oferta de turma.
"O curso de Especialização contribuiu muito para o meu crescimento enquanto ser humano e profissional. Deixo aqui registrado meus agradecimentos à idealizadora, a todos os organizadores que sempre estiveram prontos a nos ajudar e aos professores por todo aprendizado que foi construído ao longo desta trajetória."
Erika Armond - Pedagoga
"O curso de especialização "Construindo a inclusão em educação" oferecido pelo Lapeade/FE/UFRJ é de uma importância fundamental no sentido de refletir e auxiliar na construção de políticas, culturas e práticas pelos profissionais da educação visando a edificação do processo de inclusão e a solidificação de princípios democráticos no ambiente escolar, e valorizando uma sociedade plural, diversa e heterogênea como a nossa."
Renan Escarlate - Licenciatura/Bacharelado em História
"Fazer o curso de especialização do LaPEADE foi uma experiência muito gratificante e desafiadora para mim, pois em meio a tantas dificuldades eu pude chegar até aqui com uma visão diferenciada sobre o processo inclusivo não somente na educação mas na própria vida. Em cada momento a gente deve aprimorar o nosso olhar com relação ao outro que deve ser respeitado e tratado com igualdade. Outra coisa importante é que para mim foi muito especial criar novos relacionamentos nesse período de curso e hoje, eu só tenho a agradecer. Agradecer a Deus por ter me dado essa oportunidade, e de ter conhecido pessoas tão bacanas, que enriqueceram o meu conhecimento."
Clenir Oliveira - Pedagoga