Leituras recomendadas

Inclusão, Educação e Refúgio

Inclusão, Gênero e Formação de Professores

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão de identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.Digite aqui

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: A vontade de saber. Trad. de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J.A.Guilhon Albuquerque. 11ª ed. Rio de Janeiro: Ed Graal, 2003.

MORIN, Edgard. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014.Digite aqui

SANTOS, Mônica Pereira dos. Dialogando sobre inclusão em educação: contando casos (e descasos). Curitiba: CRV, 2013.

Inclusão, Lúdico & Criatividade

FORTUNA, T. R. Sala de aula é lugar de brincar? In: XAVIER, M. L. M. e DALLA ZEN, M. I. H. (org.) Planejamento em destaque: análises menos convencionais. Porto Alegre: Mediação, 2000. (Cadernos de Educação Básica).

LEAL, A. B.; D'ÁVILA, C. M. A Ludicidade como princípio formativo. Interfaces Científicas, Educação, Aracaju, V.1, N.2, p. 41-52, fev, 2013.

OSTREWED, F. Criatividade e processos de criação. Petrópolis: Vozes, 1978.

HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 1993.

VYGOTSKY, L. A Imaginação e a Arte na Infância Lisboa: Relógio DÀgua, 2009.


Inclusão e Gestão Educacional


Inclusão e Educação de Surdos

FRANCO M. Educação Superior Bilíngue para Surdos: o sentido da Política Inclusiva como espaço da liberdade: primeiras aproximações. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v.15, n.1, p.15-30, jan.-abr. 200 9.

GOLDFELD M. A criança surda: linguagem e cognição numa perspectiva sóciointeracionista. São Paulo: Plexus, 1997. 176 p.

LACERDA, C. B. F. de. A prática pedagógica mediada (também) pela língua de sinais: trabalhando com sujeitos surdos. Cadernos Cedes, ano XX, n. 50, abril/2000, p. 70 -83.

SACKS, O. Vendo Vozes: Uma jornada pelo mundo dos surdos. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1990.


Inclusão e Educação de Jovens e Adultos

ANDRÉ, Marli. O que é um estudo de caso qualitativo em educação? Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 95-103, jul. /dez. 2013.

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith; GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 2001, p. 139.

BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

BRAZ, Antônio Augusto; ALMEIDA, Tania Maria Amaro. Do Merity a Duque de Caxias: Encontro com a História da Cidade. Duque de Caxias, RJ: APPH-Clio, 2010.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.


Inclusão na Formação Inicial de Professores no Brasil e em Cabo Verde

BARRETTO, E. S. de S. Políticas de Formação Docente para a Educação Básica no Brasil: embates contemporâneos. Revista Brasileira de Educação v. 20 n. 62 jul.-set. 2015.

BLOCH, M. Comparaison. Revue de Synthèse Historique Lxix (boletim anexo): 31-39, 1930.

CAMBRAIA, P.; LOBATO, S. Rios de História: ensaios de história do Amapá e da Amazônia. Rio de Janeiro: Multifoco, 2013.

GATTI, B. A.; BARRETTO, E. S. de S.; ANDRÉ, M. E. D. de A. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011. 300 p.

Inclusão e Formação de Professores

PIMENTA, S.G. Professor Reflexivo no Brasil: Gênese e Crítica de um Conceito. 7ª Ed. São Paulo: Cortez, 2012.


Inclusão e Meio Ambiente