Você chegou ao LaPEADE!!!! Um laboratórie feito para você!
Este projeto tem por objetivo geral realizar um estudo colaborativo e longitudinal com professores de quatro países sul-americanos (Argentina, Brasil, Chile e Uruguai), investigando seus processos de adaptação às medidas emergenciais governamentais tomadas por conta da Pandemia causado pelo novo corona vírus (COVID-19) e seus impactos em suas vidas cotidianas, no exercício de sua profissão e, consequentemente, na Educação.
Especificamente, pretendemos:
● Levantar as políticas emergenciais nacionais relativas à Educação dos quatro países desde o início da Pandemia;
● Mapear as medidas políticas referentes a processos de flexibilização para que se efetivasse o retorno às aulas presenciais;
● Efetuar uma análise comparativa crítica dessas políticas, tendo em vista extrair componentes bem-sucedidos e idiossincráticos que permitam realizar um mapeamento geral que contenha pontos de partida para reflexão;
●Acompanhar, ao longo de três anos consecutivos, 5 professores de Educação Básica de cada um dos quatro países (totalizando 20 professores), com o intuito de registrar de que modo vêm se ajustando à Pandemia e às políticas emergenciais de educação e seus países, que desafios têm encarado e como os têm enfrentado, que estratégias têm desenvolvido e que avaliação fazem de tais estratégias, que dificuldades encontram pelo caminho e de que ordem são mais predominantes (de saúde? pessoal? profissional? outras? todas? nenhuma dessas?) e como se desenrolarão suas vidas pelos próximos anos.
Trata-se de uma pesquisa qualitativa, por trabalhar com a busca pela compreensão de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, remetendo aos pesquisadores um estado mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos.